Caminho de Sucesso



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Susto : estou anêmica!

Oi, gente!


Hoje, ao tentar fazer uma doação de sangue, descobri que estou com anemia. Foi horrível, pois sou doadora voluntária desde 2005 (minha mãe precisou) e nunca havia sido impedida de doar desde então.

A médica da triagem do Hemocentro-Pb, Dra Lúcia, pediu que voltasse lá na próxima sexta para um exame de hemograma completo e consulta com o Hematologista, pois minha taxa de hemoglobina está baixa,  quase crítica. Puxa!!!!!

Diante da situação, ficou difícil seguir com a dieta, pois, segunda a médica, meu organismo está se ressentindo de algum desiquilíbrio entre a RE e a AF. Prometi me consultar com uma nutricionista para fazer a coisa certa, sem mais danos à minha saude.


O que é Anemia?

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a Anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro). O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela anemia, muito embora homens - adolescentes e adultos - e os idosos também possam ser afetados pela anemia.

Sintomas de Anemia

Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia Ferropriva. Os principais sinais e sintomas da anemia por carência de ferro são:
  • fadiga generalizada
  • anorexia (falta de apetite)
  • palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas)
  • menor disposição para o trabalho
  • dificuldade de aprendizagem nas crianças
  • apatia (crianças muito "paradas").

Diagnóstico de Anemia

Para o diagnóstico da anemia, é necessário recorrer aos indicadores laboratoriais (hematológicos). O nível de hemoglobina é um dos indicadores que tem sido amplamente utilizado em inquéritos epidemiológicos, além de ser considerado adequado num diagnóstico preliminar para levantamentos em campo.
O ponto de corte proposto pela OMS para nível de hemoglobina indicativo de anemia em crianças de 6 a 60 meses e em gestantes é abaixo de 11,0 g/dl.
O meu foi de 11,3 que é considerado baixo e próximo de crítico para uma mulher adulta.

Tratamento de Anemia

O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Contudo, no mercado já existem os leites enriquecidos com ferro. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros. Por outro lado, existem alguns fatores (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro, presentes em café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.
Acredito que foi mais por diminuição das quantidades do que pela não ingestão dos alimentos que acabei ficando enêmica.

Complicações possíveis

O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.
A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. Além disso, pode ser a causa primária de uma entre cinco mortes de parturientes ou estar associada a até 50% das mortes.
Vinha sentindo alguns sintomas como: apatia, confusão mental e falta de apetite. Mas, não associei à anemia e sim a um problema pessoal que está me causando um certo estresse.
Vou começar a tomar um suco energético que minha mãe me dava quando eu era criança e que tinha beterraba, cenoura, laranja e tomate. Ela era sábia. ;)


Pois é, galera, a gente tem que tomar muito cuidado com nossas escolhas. Não imaginava que poderia me acontecer e aconteceu. Agora, é fazer a consulta, levar o puxões de orelha e seguir à risca o que o médico disser.
Cheirosss

6 comentários:

  1. Bom dia Jô, pois é, eu tbem já tentei doar sangue e fui negada por conta da Anemia..Nos Hemocentros eles são rigorosos deeemaiiis. Dê uma remodelada nessa sua dieta através de uma nutri, que logo vc estará bem novamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jô.. Poxa que chato isso... Mas tenho certeza que você procurando ajuda de uma nutricionista e seguindo o que ela te passar logo logo estará 100% de novo!
    Em primeiro lugar a saúde sempre!

    Bjinhos e se cuida!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa hein... acho que uma nutri vai ajudar vc a ficar 10! cuidar da saúde em primeiro lugar! Beijão

    ResponderExcluir
  4. Ai Jô, cuida direitinho disso porque é sério. Minha mãe também fazia esse suco, mas eu no gostava muito.

    Bom fim de semana e melhoras.

    ResponderExcluir
  5. Maninha, cuide melhor de sua alimentação. Esse suco vai ajudar bastante, como também frutas, legumes e hortaliças verdes, que contém ferro. Precisa comer mais carne vermelha, fígado é ótimo. Nossa Mãe também nos dava farinha de milho com mel de rapadura, lembra? Bjs!

    ResponderExcluir
  6. olá ! mulher abençoada....

    tudo bem....estou no mesmo caminho....
    buscando ajuda..... te seguindo espero que
    me aceite, desejo voltar mais vezes.

    beijos.se cuida.

    ResponderExcluir